A popularidade dos Alojamentos Locais cresceu de forma exponencial com o aumento do turismo em Portugal, assumindo-se como uma fonte extra de rendimento de bastante sucesso. No entanto, ter um Alojamento Local não é tão simples como possa parecer e não basta apenas “abrir a porta”.

Além disso, a concorrência é cada vez maior, portanto, é necessário sobressair e marcar pela diferença. Para isso, é necessário preparar o seu Alojamento Local, oferecer um serviço de excelência, transforma-lo num espaço acolhedor e garantir todo o conforto dos futuros hóspedes. Assim, compilámos de seguida 5 dicas que o vão ajudar a preparar melhor o seu Alojamento Local.

1. OPTE POR UM PREÇO JUSTO

Olhando para a taxa de ocupação dos Alojamentos Locais nos últimos dois anos em Portugal, que andou em redor dos 90 por cento, a tentação é muito grande em começar por pedir um preço elevado pelo seu imóvel. No entanto, esse gesto pode rapidamente leva-lo ao insucesso comercial.

De facto, a prudência e a estratégia de mercado recomenda que, pelo menos de início, opte por começar por pedir um preço justo e competitivo. Isso porque o seu Alojamento Local será novo no mercado e necessitará de criar nome e reputação junto da concorrência.

Ao garantir uma taxa de ocupação certa e mais prolongada no espaço, está também a assegurar uma rentabilidade mais alagada a longo prazo, que, no fundo, é o seu objetivo. Para isso, faça o trabalho de casa. Antes de começar, estude o mercado na sua área e analise e compare os preços de imóveis semelhantes ao seu. Se a competição for muito elevada – ou seja, muitos outros Alojamentos Locais na mesma zona, sensivelmente da mesma natureza e com a mesma área – então procure destacar-se pelo preço mais acessível. Especialmente se não tiver nada de único para oferecer (como um terraço ou um quintal, por exemplo).

É que ter um Alojamento Local com uma taxa de ocupação baixa tem vários inconvenientes, não apenas para si, mas até para a classificação do seu imóvel nas diferentes plataformas online de reservas, onde o está a anunciar. Ou seja, são vários os fatores que deverá ter em consideração.

2. ESCOLHA UMA DECORAÇÃO MINIMALISTA

Muitas pessoas optam por decorar o seu Alojamento Local como se estivessem a decorar a sua própria casa. Lembre-se que, quem vai utilizar o imóvel, são sobretudo os seus futuros clientes. E são eles que deverá agradar.

Assim, opte por uma decoração minimalista e simples, que possa agradar a uma grande variedade de pessoas, dos mais novos aos mais velhos, dos mais eruditos aos mais terra-a-terra. Sabemos que o “menos é mais”, mas também não exagere. Não deixe o imóvel vazio, dando-lhe um aspeto deserto e descuidado.

Evite também usar o Alojamento Local como uma espécie de armazém, onde deposita as coisas de que já não quer: mobília usada, objetos oferecidos ou outros obsoletos. Os hóspedes gostam de se sentir bem nos imóveis que arrendam e prestam muita atenção a esses detalhes no momento da marcação.

No entanto, procure sempre dar um toque pessoal ao Alojamento Local. Hoje em dia são inúmeros os imóveis que encontramos para arrendamento de curta duração com a mesma decoração do IKEA. Realmente é uma opção económica e com estilo, mas quererá que a sua casa seja igual a outras cem existentes do mercado?

3. USE BOAS FOTOS DE PROMOÇÃO

Todos sabemos que a imagem conta muito, especialmente quando está a tentar vender algo. E o ramo imobiliário do arrendamento de curta duração não é diferente. Por isso, é muito importante uma boa apresentação do seu Alojamento Local.

As plataformas online de reservas oferecem centenas de Alojamentos Locais e as fotografias são uma das primeiras coisas que os possíveis hóspedes reparam, logo após o preço e a localização. Por isso, é importante optar por fotografias apelativas.

Se possível, o ideal até é recorrer aos serviços de um fotógrafo profissional. Eles sabem que melhores ângulos escolher, a luz ideal e a perspetiva certa para cada recanto do seu imóvel. E sabem sublinhar o que de melhor tem para oferecer.

Além disso, deverá esconder sempre que possível os fios elétricos ou outros espaços residuais do seu Alojamento Local. Ninguém gosta de ver fotos com tomadas, divisões desarrumadas ou outras situações menos estéticas. Opte antes pela boa vista da sua janela, da incrível varanda que dispõe ou do terraço onde poderá passar um final de tarde único.

Isso também é uma dica para quando decora a casa. Se não consegue tirar uma boa foto do seu Alojamento Local é porque a decoração não está a funcionar, seja pela disposição da mobília, seja pelo estilo ou o tipo dos móveis escolhido.

4. OPTE POR UM TÍTULO PERSONALIZADO

As plataformas de reservas online são um aliado fundamental para qualquer Alojamento Local, mas também são um local com uma concorrência muito forte. Se experimentar procurar por outros Alojamentos Locais na mesma área que o seu, o mais certo é encontrar outras tantas dezenas livres.

Assim, é preciso conseguir sobressair acima dos demais. E se o preço ou as fotografias são muito importantes, como já vimos acima, outra dica prende-se com o título escolhido para o seu Alojamento Local. Muitas pessoas optam por títulos genéricos e meramente descritivos que não têm nenhum destaque entre os restantes.

Um título mais personalizado chama a atenção do futuro hóspede, desperta a curiosidade e pode ser um chamariz diferenciador. Assim, pense como é que o seu Alojamento Local pode chamar a atenção e esperar a imaginação e o desejo de futuros clientes. O que tem para oferecer?

5. PEÇA AJUDA

Pode parecer óbvio, mas ao contrário do que o nome indica, o senso comum não é assim tão comum quanto isso. Muitas vezes acabamos por teimar em fazer coisas que não sabemos, apenas piorando em vez de melhorar o que já está feito.

Assim, se tem um amigo fotógrafo, peça-lhe ajuda com as fotografias do seu imóvel. Se conhece alguém que tenha um Alojamento Local, peça-lhe conselhos. E, acima de tudo, lembre-se que existem no mercado empresas de gestão de Alojamentos Locais, que são um aliado precioso para o sucesso comercial de qualquer imóvel.

Além de tratarem de toda a burocracia associada, estas empresas responsabilizam-se ainda pela gestão do imóvel nas plataformas de reservas online, tratam da manutenção e da limpeza, fazem o acompanhamento dos hóspedes e prestam consultoria nos pontos anteriormente mencionados.

Uma empresa de gestão de Alojamento Local pode parecer, à primeira vista, uma despesa extra e inevitável. No entanto, no final do ano, quando ponderados todos os prós e contras, chegará fácil e rapidamente à conclusão de que é um investimento significante.

Partilhar Artigo