A Magia de Peniche

Peniche é um dos segredos mais bem guardados do território português. Talvez por ser uma cidade relativamente recente – foi elevada a esta condição apenas em 1988 -, Peniche tem um energia única e vibrante, característica dos territórios recentes, onde a modernidade e a tradição andam de mãos dadas e projetadas para o futuro. 

 

Peniche é a cidade mais ocidental do continente europeu e isso deve-se ao facto de se situar numa península. Aliás, o próprio nome deriva da palavra latina pinniscula, cuja evolução linguística levou à perda das duas últimas sílabas ao longo dos tempos. Atualmente, Peniche é um importante porto piscatório em Portugal e um importante centro turístico no centro do país, que urge descobrir pela magia única que irradia. 

 

Sendo uma importante cidade costeira, é fácil perceber que um dos grandes atrativos de Peniche são as suas praias. Com os areais brancos extensos e as ondas perfeitas para a prática do surf, Peniche deixou de ser apenas uma cidade de pescadores para se tornar numa das localidades balneares mais importantes de Portugal. Praias como a do Baleal, a da Consolação ou a de São Bernardino são, provavelmente, das melhores que o país tem para oferecer. O único contra? A temperatura da água. Sendo uma cidade banhada pelo oceano Atlântico, a água das suas praias nãé propriamente a mais quente, mesmo no pico do verão. 

Para os apaixonados pelo surf, é impossível não mencionar a praia do Medão. Conhecida popularmente como a Praia dos Supertubos, devido às condições do mar que fazem com que seja um destino de eleição para o surf e o bodyboard, não só em Portugal, mas em toda a Europa. A praia é conhecida pelas suas ondas tubulares quase perfeitas, acolhendo inclusive uma das etapas do Campeonato Mundial de Surf. 

 

Para quem prefere a natureza às praias, existe ainda outro local mágico em Peniche. O Cabo Carvoeiro é um daqueles locais obrigatórios para quem visita a cidade pela primeira vez. Situado a apenas 3 quilómetros e meio de Peniche, este cabo é um dos melhores locais para observar o oceano Atlântico, ou não fosse ele o local mais ocidental da Europa continental. Com as suas falésias calcárias cortadas sobre o mar, um imponente farol de quase 30 metros de altura – e um dos mais antigos em todo o país – abre uma vista fantástica para oeste, onde se vê ao longe as Berlengas. 

 

Berlengas são outro pedaço de magia apenas visitáveis em Peniche. São um pequeno paraíso escondido ao largo da cidade. Este pequeno arquipélago é considerado Reserva Natural e Reserva Mundial da Biosfera, pela Unesco, graças à sua riqueza biológica, com uma flora e fauna única. Apesar de ter sido visitada desde sempre, por corsários e vikings de várias nacionalidades, as Berlengas não são povoadas, mas oferecem praias verdadeiramente paradisíacas, ao nível de algumas das estâncias balneares do Pacífico, com os seus banhos de sol e as águas cristalinas do Atlântico.  Para os amantes da natureza, as Berlengas são ideais para explorar a fauna e a flora locais, com centenas de plantas únicas e um sem-número de aves, que nidificam ao longo das falésias das ilhas. 

 

As gentes de Peniche destacam-se pelas suas características de bem receber, sendo afáveis e acolhedoras. É fácil gostar de uma cidade assim, que apesar de ter uma tendência cosmopolita conquistada com a grande abertura ao turismo nos últimos anos, mantém um espírito de aldeia, onde toda a gente se conhece e se cumprimenta na rua. Além disso, é uma cidade castiça, com muito para se visitar e descobrir. 

 

Um dos ex-libris da cidade é o seu museu de Renda de Bilros, uma tradição que faz parte da cultura intrínseca de Peniche. Esta forma de artesanato é uma autêntica arte, desenvolvida pelas mulheres como forma de complementarem os parcos rendimentos da pesca que os maridos retiravam do mar. O museu permite descobrir mais sobre esta técnica e sobre a sua história ao longo dos séculos. 

 

E, claro, a Fortaleza de Peniche é outro marco histórico que é impossível não visitar. Aqui respira-se História de Portugal! Este monumento português foi erguido para proteger a costa nacional, mas durante o Estado Novo fez parte de um período negro de Portugal, ao ter devido de prisão política. Já depois da Abrilada, serviu de alojamento provisório a centenas de retornados de África. Atualmente, o local alberga o museu da cidade. 

 

Como se vê, para uma cidade relativamente jovem e pequena, Peniche tem muito para se ver e visitar. Além disso, a sua localização geográfica permite-lhe ainda beneficiar da proximidade com uma série de locais, que merecem uma visita também. É o caso da cidade viva de Óbidos, com as suas fortificações medievais únicas; ou do jardim Buddha Edén, o maior jardim oriental da Europa, situado no Bombarral. É demasiada magia para dizer que não a Peniche! 

“Na Feathers Houses o nosso foco passa por tornar a experiência dos nossos clientes mais agradável. Seja para quem se hospeda, ou para quem procura a rentabilidade de alojamento local. No nosso blog poderá encontrar algumas dicas e informações que irão aumentar os seus ganhos e/ou diminuir os seus custos.“

Abrir chat
Olá! Daqui é a Feathers Houses, como podemos ajudar?