Como escolher o seu Alojamento Local para passar férias

Um dos momentos decisivos para o sucesso de umas férias é a escolha do sítio onde ficar. Chega a ser quase mais importante do que o próprio destino e pode influenciar decisivamente a qualidade da viagem. Um hotel com mau serviço, uma pousada longe do centro ou um apartamento com más condições de higiene podem deitar tudo a perder.

 

Nos últimos anos, com o aumento do número de turistas, também o número de alojamentos locais se multiplicou, com a oferta a acompanhar a procura. Contudo, nem sempre a qualidade é exponencial. Assim, marcar a estadia exige algum trabalho prévio e uma postura sensata, responsável e inteligente. Para o ajudar nesta procura, que nem sempre é fácil, preparámos um conjunto de dicas e conselhos muito simples e fáceis de seguir para melhor escolher o seu alojamento para passar férias.

 

1 – ANALISE AS AVALIAÇÕES DO LOCAL

O boca-a-boca continua a ser a melhor forma de avaliar um serviço ou um produto, mas na impossibilidade de conseguir obter o feedback de um conhecido, pode sempre recorrer às avaliações espalhadas pela internet. Seja em plataformas de alojamentos locais, seja no próprio Google, encontra avaliações de antigos hóspedes de praticamente todos os alojamentos. É certo que algumas podem ser injustas, por isso deve ler, analisar e comparar o maior número possível de comentários. Procure ter em consideração apenas aqueles que lhe parecem razoáveis e adequados, permitindo-lhe assim formar uma opinião sobre cada um dos alojamentos que está a ponderar para as suas férias.

 

2 – AVALIE AS SUAS NECESSIDADES REAIS

Existe no mercado um elevado número de alojamentos locais, das mais variadas tipologias e com a oferta de vários extras. No entanto, considere apenas aquelas que respondem às suas reais necessidades. Por exemplo, um apartamento com lareira pode ser uma escolha espetacular, mas se vai viajar no verão que interesse tem isso? Assim, antes de iniciar a sua procura pelo alojamento certo, faça um levantamento do que realmente necessita. Essa lista vai ajudá-lo a fazer uma primeira triagem dos locais, facilitando a sua tarefa e decisão final.

 

3 – ESTUDE A LOCALIZAÇÃO

A localização geográfica de um alojamento local é fundamental para o sucesso de umas férias. Antes de tomar a sua decisão, analise sempre onde fica o local, qual a sua distância para o centro da cidade e quais as infraestruturas que existem perto. Por exemplo, imagine que não está a planear arrendar um automóvel e que vai marcar um alojamento nos subúrbios da cidade. Não é propriamente uma escolha muito inteligente, já que o vai limitar na sua mobilidade. É certo que, quanto mais longe do centro for, mais barato será o espaço, mas a forma como se vai movimentar é também extremamente importante. Assim, avalie ambas as situações e não deixe de ter este pormenor em consideração.

 

4 – TENHA EM CONSIDERAÇÃO A ACTUAL SITUAÇÃO PANDÉMICA

A atual pandemia do novo coronavírus veio alterar significativamente os nossos hábitos de vida, incluindo a forma como viajamos e como passamos férias. É certo que a situação está razoavelmente melhor, especialmente desde o início do processo de vacinação, mas continua a ser fundamental ter em conta as contingências de saúde pública atuais. E isso deve também influenciar a sua decisão no momento de marcar o seu alojamento de férias. Um alojamento local é sempre uma ótima forma de garantir maior privacidade e distanciamento social de outros hóspedes, mas existem mais pormenores a ter em conta. Por exemplo, certifique-se de que opta por um espaço com o selo Clean & Safe, que garante que este obedece a todas as normas recomendadas pela Direção-Geral de Saúde; procure fugir a zonas da cidade muito turísticas, ou seja, com grande densidade populacional; e procure informar-se como é que o alojamento cumpre todas as normas de higiene.

 

5 – TENTE RESERVAR DIRETAMENTE COM O ALOJAMENTO

Existem dezenas de plataformas para marcar o seu alojamento de férias na internet e estas são ótimas formas para pesquisar, comparar e analisar o mercado. No entanto, quando chega a altura de fazer a reserva, se o puder fazer diretamente com o próprio alojamento provavelmente conseguirá melhores condições. Isso porque estará a eliminar possíveis taxas de intermediação, conseguindo assim um melhor preço. Esta é uma opção mais económica e provavelmente mais vantajosa para ambas as partes. É certo que nem sempre isto acontece, mas procure sempre se isso é uma possibilidade real antes de optar pela plataforma.

“Na Feathers Houses o nosso foco passa por tornar a experiência dos nossos clientes mais agradável. Seja para quem se hospeda, ou para quem procura a rentabilidade de alojamento local. No nosso blog poderá encontrar algumas dicas e informações que irão aumentar os seus ganhos e/ou diminuir os seus custos.“

Abrir chat
Olá! Daqui é a Feathers Houses, como podemos ajudar?