A globalização tem trazido enormes benefícios ao turismo e aos viajantes em geral, mas também tem criado algumas desvantagens. Se por um lado permitiu tornar o mundo mais pequeno, ao derrubar barreiras e encurtar distâncias, por outro tem acabado por normalizar um pouco a oferta turística, especialmente no mundo ocidental.
Isso reflete-se tanto na oferta cultural nas cidades, especialmente nas capitais europeias, com as grandes marcas multinacionais a dominarem a paisagem, e estende-se até à oferta gastronómica, com o domínio das cadeias de fast food e até na decoração dos alojamentos turísticos. Devido à comodidade e à relação preço e benefício, muitos Alojamentos Locais acabam por apostar numa decoração simples e minimalista, muitas vezes com mobília adquirida no IKEA.
Assim, uma propriedade turística que aposte numa decoração personalizada, com um design de interiores único, original e apropriado ao espaço, acaba desde logo por sobressair e criar um impacto positivo no hóspede. É por isso que esta é uma questão cada vez mais importante no turismo. Perante o aumento cada vez maior da oferta de Alojamentos Locais, a decoração pode ser um fator determinante para fazer a sua propriedade sobressair por entre a espuma da rebentação.
Criando uma relação com o hóspede
O ser humano é naturalmente atraído pela estética de formas agradáveis. É por isso que é tão difícil definir o conceito do “belo”, uma vez que este está dependente de fatores extremamente pessoais. Contudo, existem noções comuns e transversais à maioria, que são o que ajuda a criar as tendências.
Portanto, muitas vezes são os detalhes que acabam por fazer a diferença. Um sofá mais confortável, um suporte de revistas vintage que veio da casa da avó ou um tapete tecido à mão pela tia, que ajudam a criar personalidade ao apartamento e a fazer com que o hóspede se sinta em casa. O espaço deve sempre dar a ideia de que alguém vive ali e não ser algo asséptico, descaracterizado e impessoal.
Livre-se de todas as pinturas compradas por atacado na loja do chinês, os vasos iguais em todo o lado ou as placas com mensagens que são lugares-comuns tão estafados que já ninguém tem paciência para as ler. Dê condições aos seus hóspedes para que eles criem as suas próprias memórias. E, como se sabe, um cliente satisfeito é um cliente que regressa sempre, que o recomenda aos amigos e familiares ou que deixa uma boa avaliação online.