A economia circular é uma área de atuação cada vez mais importante para todos os negócios, especialmente para aqueles que acuam a nível local e regional. São várias as vantagens, mas para um Alojamento Local esses benefícios prendem-se com a melhoria da competitividade, o estímulo à inovação e, claro, o crescimento económico através da valorização dos produtos e serviços locais.

Além disso, a economia circular permite ainda reduzir a pressão sobre os recursos naturais, contribuindo para uma maior sustentabilidade ambiental. E esse comportamento mais verde é algo que os consumidores apreciam cada vez mais nos tempos que correm. Todos os estudos efetuados demonstram que essa é uma preocupação que os clientes mais procuram na altura de marcar férias, preocupados com a sua pegada carbónica.

Por isso, as parcerias locais que pode efetuar com a sua propriedade ajuda a estimular a economia circular, enquanto melhora a competitividade do seu alojamento e aumenta exponencialmente a rentabilidade. É uma estratégia fácil de adotar, que não exige grandes recursos e que qualquer pessoa pode implementar. Nas próximas linhas explicamos-lhe como.

Identifique e seleccione os parceiros certos

A primeira coisa a fazer quando decide criar sinergias entre o seu Alojamento Local e os agentes locais passa por identificar e selecionar os parceiros corretos. Para isso, é fundamental fazer o trabalho de casa, identificar objetivos em comuns e que possam funcionar de forma eficaz em conjunto. Para isso, é importante conhecer a economia local, analisar os concorrentes e rivais, perceber o que está em falta e como a sua propriedade pode contribuir para alavancar outro parceiro ou que simplesmente partilham uma visão semelhante. A partir daí, procure marcar reuniões, de preferência presenciais, já que isso preza o compromisso e a informalidade.

Faça parcerias com quem compartilhe os mesmos valores

É muito importante estabelecer sinergias com quem compartilha os mesmos valores, de forma que essa parceria funcione de forma mais eficiente. Essa sintonia permite lançar os alicerces para uma colaboração duradoura e que seja benéfica para ambas as partes envolvidas. Além disso, uma comunicação clara dos valores e ética de trabalho não só permite estabelecer expectativas realistas, como também entender qual a mais-valia da parceria para as duas partes. Por isso, não tenha receio em questionar os parceiros sobre todas as coisas que considere importante nos seus negócios, já que o sucesso depende disso.

Desenvolva propostas que sejam uma mais-valia

Não vale a pena estabelecer parcerias apenas porque sim. É necessário que essas sejam benéficas e eficazes para ambas as partes. Em suma, é fundamental que essas criem uma mais-valia para todas as partes envolvidas. Assim, procure estabelecer estratégias que sejam rentáveis e originais, sobressaindo da concorrência e que valorizem também a economia local e o tecido sociocultural da região onde se insere. Isso vai envolver pesquisa, criatividade e muito brainstorming. Se necessário, peça ajuda a amigos ou recorra a serviços especializados que possam analisar o mercado e perceber quais são as reais necessidades do seu negócio, dos seus parceiros, dos seus futuros hóspedes e até da área onde se insere.

Estabeleça uma comunicação clara e eficaz

Finalmente, mas não menos importante, é fundamental manter sempre uma comunicação clara e eficaz com os seus novos parceiros. Isso ajuda a criar uma relação sólida, mas também a evitar mal-entendidos, que podem minar uma colaboração a longo termo. A transparência é vital para demonstrar profissionalismo e honestidade. Só assim é possível alcançar o sucesso comercial. Por isso, adote uma abordagem personalizada, respeitando o seu interlocutor e a sua própria atividade, e privilegiando os encontros presenciais sempre que possível de forma a fortalecer essa relação a dois.

Partilhar Artigo