Porquê escolher uma empresa de Gestão de Alojamento Local ao invés da Gestão Tradicional?

Apostar no alojamento local é uma área de negócio com enorme potencial, que une dois universos em expansão: o turismo e o imobiliário. Numa era em que a globalização e os progressos tecnológicos encurtaram distâncias e transformaram o mundo numa enorme cidade, gerir um alojamento local pode ser uma oportunidade única de rendimento extra. 

 

No entanto, são muitas as variáveis que condicionam o sucesso comercial de um alojamento local. Ao contrário do que muita gente faz crer, ter um alojamento local não é só abrir a porta e contar o dinheiro ao fim do mês. Existem muitas burocracias, tarefas secundárias e complicações diretas e indiretas que estão escondidas à primeira vista. É aí que entram as empresas de gestão de alojamento local, que são uma excelente forma de maximizar o seu rendimento. 

 

Quais as vantagens?

 

  • Existem vários benefícios em optar por uma empresa de gestão de alojamento local, mas o principal prender-se-á sobretudo pela simplificação de processos. Principalmente no caso de quem tem mais do que um imóvel para gerir, a burocracia e todas as questões associadas pode tornar-se demasiado para uma pessoa só;

 

  • A gestão tradicional de um alojamento local exige do proprietário disponibilidade total, 24 horas por dia, 365 dias por ano. Atender às necessidades de um hóspede não respeita fins-de-semana, feriados ou férias. Aliás, é nestes dias que elas são mais comuns e urgentes. Por isso, uma empresa permite libertar o seu tempo para a família e para os entes queridos, deixando de se preocupar com tudo o que tenha a ver com pedidos de reembolso, cancelamentos ou overbookings;

 

  • As empresas de gestão de alojamento local têm ainda uma vantagem muito forte, que tem a ver com o acesso a plataformas de gestão que os particulares não possuem. É o caso de channel managers, PMS ou CRM, ferramentas que ajudam a maximizar o tempo e a aumentar a rentabilidade do espaço. Além disso, as empresas garantem toda a comunicação com os sites de reservas, permitindo que o imóvel esteja anunciado nas várias plataformas online, sem falar de parcerias mais personalizadas e vantajosas que estas possam já ter com determinados sites;

 

  • O facto das empresas de gestão de alojamento local garantirem todos serviços de limpeza e preparação do imóvel depois da saída dos hóspedes. Este, que é um trabalho muito cansativo e duro, torna-se assim na responsabilidade da empresa, que ainda tem a vantagem de conseguir oferecer serviços extra que muitas vezes o proprietário não possui, como é o caso de visitas turísticas ou transporte para o aeroporto, por exemplo; 

 

  • Finalmente, mas não menos importante, não nos podemos esquecer que estas empresas são profissionais e sabem o que fazem. Claro que é muito importante a ligação pessoal com os clientes, mas os hóspedes dão preferência a um serviço de qualidade e profissional, como os estudos na área indicam. E, na maior parte das vezes, os proprietários de alojamento locais não têm experiência na área da hotelaria. Aliás, basta um dia menos positivo para afetar a nossa disposição e prestarmos um mau serviço ao cliente.  

 

E quais as desvantagens?

 

  • Obviamente que optar por uma empresa de gestão de alojamento local em detrimento da gestão tradicional também tem algumas desvantagens. A mais óbvia tem a ver com o contacto direto com os hóspedes que vão utilizar a sua casa. Obviamente que esta é uma questão que só se coloca a quem tem apenas um alojamento local, porque torna-se impossível conhecer toda a gente quando se tem vários imóveis no mercado. 
  • Contudo, com apenas um alojamento local, a gestão tradicional permite um contacto direto mais personalizado com os hóspedes. A isso, junta-se ainda o facto de poupar os rendimentos que deixam de ser partilhados, ao mesmo tempo que terá controlo a cem por cento sobre tudo o que se passa no seu imóvel. Mas a que custo? Esta é que é a principal pergunta que deverá colocar no final. O sucesso comercial de cada negócio só se faz com a devida ponderação entre vantagens e desvantagens. Neste caso, o balanço final parece ser claramente favorável à opção de optar pelas empresas de gestão de alojamento local.

“Na Feathers Houses o nosso foco passa por tornar a experiência dos nossos clientes mais agradável. Seja para quem se hospeda, ou para quem procura a rentabilidade de alojamento local. No nosso blog poderá encontrar algumas dicas e informações que irão aumentar os seus ganhos e/ou diminuir os seus custos.“

Abrir chat
Olá! Daqui é a Feathers Houses, como podemos ajudar?