A época baixa é o maior inimigo do turismo. O número de visitantes diminui e, exponencialmente, a receita reduz. E isso faz com que a época baixa seja uma altura mais difícil, em que se torne mais complicado pagar as contas correntes. E isso é ainda pior para quem depende do investimento num Alojamento Local para viver.
É certo que, na maioria das vezes, a época alta compensa a época baixa. No entanto, isso não significa que deva ficar parado, a aguardar que melhores dias virão. Existem várias estratégias que podem adotar para rentabilizar o seu alojamento local em época baixa, de forma a maximizar a sua receita. Afinal de contas, se o espaço está lá, porque não o usar?
Estude a sua zona e aposte em marketing estratégico
Na época baixa, é importante perceber o que pode atrair os turistas à sua cidade ou região. Por isso, faça uma pesquisa de mercado e procure saber o que a zona tem para oferecer durante esse período. Estamos a falar de eventos culturais, festividades ou até mesmo atracões locais, que tenham um valor acrescentado para quem é de fora. Com isto, aposte em marketing estratégico, utilizando as redes sociais, o seu site oficial ou mesmo o e-mail para promover ofertas especiais ou outro tipo de conteúdo relacionado com esses atrativos especiais.
Trabalhe em rede com os agentes locais
A economia circular é muito importante e traz vários benefícios aos empresários e não só: é mais sustentável, lucrativa e dá prioridade aos produtos e serviços locais. E, para um Alojamento Local, é também uma excelente forma de contornar as limitações da época baixa. Aproveite então este período para estabelecer contactos e criar sinergias com outros negócios locais, como restaurantes, spas ou atracões turísticas, em que pode criar pacotes conjuntos com descontos mútuos. O trabalho em rede é uma ferramenta fundamental para ultrapassar desafios e este caso não é exceção.
Aproveite a fidelização de clientes
A fidelização de clientes tem muitos benefícios para um Alojamento Local e uma dessas vantagens passa precisamente por rentabilizar a receita durante a época baixa. Ao oferecer incentivos ou descontos a antigos hóspedes que tenham passado pelo seu espaço, está a aumentar a probabilidade que eles regressem no futuro e, mais particularmente, durante o período de época baixa, que é quando mais precisa deles. Por isso, não tenha receio em oferecer descontos e vantagens exclusivos para estes clientes habituais. Eles vão agradecer e verá que você também.
Aproveite para investir no seu alojamento local
Diz a sabedoria popular que parar é morrer e isso não poderia ser mais verdadeiro. Também no mundo dos negócios essa máxima se adequa na perfeição. É importante estar sempre a evoluir e a atualizar-se perante o mercado e as reais necessidades dos seus hóspedes. Por isso, a época baixa pode ser o período ideal para investir no seu Alojamento Local, realizando obras de manutenção ou de melhoria da propriedade. Com isso, irá aumentar o conforto dos seus clientes, melhorar as suas avaliações e atrair novos hóspedes. Ou seja, é um investimento que dá frutos a médio e longo prazo.
Aposte nos nómadas digitais
Os nómadas digitais são empresários em nome individual que trabalham remotamente e que, por isso, viajam pelo mundo em busca de experiências e locais novos, mas que também lhes proporcione boas condições de trabalho. E, por isso, são um nicho de mercado muito vantajoso, até porque estes profissionais viajam durante todo o ano, tanto na época alta como na baixa. Por isso, pode apostar em criar boas condições na sua propriedade para receber os nómadas digitais. Estes procuram nos seus alojamentos algumas condições, que são fáceis de criar: conforto e comodidade, tanto para relaxar como para trabalhar; boa internet; e um ambiente propício à produtividade.
Conclusão
Um dos segredos do empreendedorismo passa por transformar as dificuldades em oportunidades. A época baixa não tem de ser um período de estrangulamento financeiro ou de baixos rendimentos. Tudo depende de si. Adote uma postura pró-ativa e procure adotar novas estratégias, que vão ao encontro das reais necessidades dos seus hóspedes, aumentando assim a rentabilidade da sua propriedade ao longo de todo o ano.